top of page

Conservação do Solo: responsabilidade de todos nós

Atualizado: 27 de jul. de 2020

Conhecer as condições do solo é fundamental para definir as características de um projeto. Um solo sadio contribui para a regularização do clima, segurança alimentar e retenção da água. A conservação do solo é responsabilidade de todos nós.





Conhecer as condições do solo é fundamental para definir as características de um projeto. Muitas vezes o engenheiro civil recomenda a sondagem para identificar características como a espessura das camadas que compõem o solo, resistência e localização do nível do lençol freático, caso exista.


Quanto mais sadio estiver o solo, melhor ele é para a sociedade. Além de tornar o processo construtivo menos complexo, um solo sadio contribui para a regularização do clima, via retenção de carbono, possibilita a segurança alimentar da população, por meio da agricultura, e na sua relação natural com a água, tem a função de filtrá-la e armazená-la.


Podemos afirmar que o solo é fundamental para a qualidade de vida de todos os seres vivos, por isso cuidar do solo cabe a toda a sociedade. Assim como a água, o solo é um bem finito, que exige cuidado, pois assim como o solo sadio pode nos abastecer de inúmeros recursos, o solo doente pode gerar uma série de inconvenientes.


A conservação do solo pode ser feita por meio de iniciativas tecnológicas e estruturais mais complexas, com objetivo de preservar a fertilidade e as condições físicas e microbiológicas do solo, mas também pode ser feita por meio de iniciativas simples e diárias, por todos nós. Conservar a vegetação natural, reflorestar, adubar, não jogar lixo em locais impróprios e não fazer fogo, são algumas iniciativas que qualquer um de nós pode fazer para contribuir com a conservação do solo e evitar a erosão.


Em caso de uso do solo para agricultura, é importante ter um especialista para orientar e identificar as melhores práticas de manejo e aproveitar o solo da melhor forma. Em caso de construção, é importante ter um engenheiro civil que se responsabilize tecnicamente pelo serviço e que oriente quanto a necessidade de uma sondagem, por exemplo.


Construções irregulares podem sacrificar o solo e ainda gerar acidentes sérios, que podem custar vidas, nunca comece uma construção sem o acompanhamento de um engenheiro civil, isto pode custar caro para o meio ambiente e para você.



 

No dia da Conservação do solo, a AWL Engenharia em parceria com a ONG Iniciativa Verde plantou 5 árvores nativas da Mata Atlântica.


241 visualizações0 comentário
bottom of page