top of page

10 atitudes para preservar o meio ambiente

Atualizado: 27 de jul. de 2020

Listamos 10 atitudes que você pode ter no dia a dia para preservar o meio ambiente.


A preservação do meio ambiente é fundamental porque os recursos naturais fundamentais para a sobrevivência de todas as espécies são finitos.


No dia a dia, nós realizamos diversas atividades que podem impactar ainda mais o nosso planeta e aumentar os problemas ambientais. Mas se de um lado, nosso estilo de vido pode prejudicar, por outro também pode ajudar se nos conscientizarmos e adotarmos algumas atitudes simples no dia a dia para contribuir com a preservação do meio ambiente.


Listamos 10 atitudes que você pode ter no dia a dia para preservar o meio ambiente, veja:


1. Economizar energia elétrica

Desligar aparelhos que não estão sendo usados, apagar a luz, diminuir o uso do ar-condicionado, trocar lâmpadas por outras mais econômicas e comprar aparelhos com o selo Procel de Economia de Energia.


2. Evitar o desperdício de papel

Só imprima se for extremamente necessário, utilize folhas que sobrarem como rascunho, utilize assinatura digital, prefira comprar papel reciclado ou com selo FSC de manejo florestal.


3. Economize água

Feche a torneira enquanto lava a louça ou escova os dentes, esqueça os banhos demorados, utilize baldes de água para lavagens ao invés da mangueira, regue o jardim com regador, junte todas as roupas para lavar de uma única vez, crie um sistema de água de reuso.


4. Reduza o consumo de plástico

O plástico leva até 400 anos para se decompor, por isso dê preferência a embalagens de papel, substitua as sacolas de compra por um carrinho de compras ou bolsa.


5. Descarte o lixo corretamente

Separe o lixo orgânico e o lixo reciclável, veja com o serviço de coleta na sua região se existe coleta seletiva no local, descarte o óleo de cozinha, remédios, pilhas e baterias em locais adequados, jamais jogue lixo na rua, rios e terrenos baldios. Lixo industrial e hospitalar devem ser descartados por empresas específicas.


6. Plante uma árvore

Não tem meio melhor de contribuir com um ambiente mais agradável e sustentável do que plantando uma árvore. Além de embelezar a cidade, diminui a temperatura do ambiente.

Caso você não saiba como fazer, também pode fazer uma doação online para uma ONG realizar o plantio em seu nome.


7. Utilize produtos retornáveis

Quanto menos embalagem no lixo, melhor. Opte por comprar produtos que retornem ou tenha refil.


8. Dê e pegue carona

Se o carro for indispensável, faça um esquema de rodízio com os seus colegas de trabalho ou estudo.


9. Preserve a vegetação nativa

Cuide da vegetação nativa da sua região, não jogue lixo, não faça fogueira, não corte árvores ou afaste animais. Proteja todo o ecossistema.


10. Evite o consumismo

O consumo exagerado é um dos principais problemas da nossa sociedade, produzindo uma quantidade enorme de lixo que poderia ser reduzido somente com mais consciência no consumo.



E aí, quais atitudes você irá tomar hoje?

Lembre-se: o futuro do planeta depende das atitudes que você toma hoje!


 

Você sabia?


Você sabia que as atividades do dia a dia emitem direta ou indiretamente carbono e, consequentemente, agravam o aquecimento global? Clique aqui e descubra quanto você emite de gases de efeito estufa em decorrência de suas atividades.

1.892 visualizações0 comentário
bottom of page