top of page

Síndico profissional é tendência em condomínios

Atualizado: 27 de jul. de 2020

Rotina agitada de moradores é um dos fatores que contribui para aumento dos síndicos profissionais.



Rotina intensa, falta de tempo e muitas tarefas são algumas das mazelas da nossa sociedade atual. Com tanta correria fica difícil se dedicar a atividades não relacionadas ao nosso trabalho e estudo, quando sobra tempo para o lazer e a família nos consideramos sortudos.

Com tanta atividade, fica difícil incluir na rotina a função de síndico(a) e é por isso que o mercado de síndico profissional não para de crescer.


São dezenas de cursos no mercado que oferecem a capacitação. Muitas pessoas estão abandonando as suas carreiras e migrando para a função de síndico profissional.


Segundo especialistas, os proprietários de imóveis estão se esquivando desta função por falta de tempo e para evitarem indisposição com os vizinhos, pois muitas vezes a posição de síndico pode ser bem complexa. Com isso, o mercado de síndicos profissionais está aquecido.


A vantagem de contratar um síndico profissional é ter uma pessoa imparcial para resolver os conflitos e ter ainda um profissional especializado na prática administrativa, pois são muitas exigências legais que podem deixar qualquer pessoa sem experiência estressada.


Por outro lado, o síndico profissional não tem a vivência do condomínio, o que pode comprometer algumas decisões pelo desconhecimento da rotina dos moradores e de algumas necessidades que apenas estes podem perceber no dia a dia. Neste caso, é importante o síndico profissional estar atento às necessidades dos condôminos e deixar um canal aberto para o diálogo, procurando ouvir sempre que possível os moradores e demais funcionários dos condomínios.


Para os condomínios que optarem em eleger um morador para a função, podem recorrer aos cursos para profissionalizar o novo síndico. Cursos como gestão do tempo, gerenciamento de conflitos, folha de pagamento e cálculo trabalhista, legislação e administração de condomínio irão capacitá-lo(a) para encarar o novo desafio.




68 visualizações0 comentário
bottom of page