top of page

Estrutura Metálica não pode ser feita no olhômetro

A Estrutura Metálica tem ganhado cada vez mais espaço no mundo da Engenharia e se tornado uma alternativa viável à estrutura de concreto tradicional.


Todo este sucesso se dá em parte pela flexibilidade do aço, que além de cumprir o seu papel fundamental na estrutura também possibilita certa liberdade criativa para os arquitetos, resultando em empreendimentos com relevância arquitetônica.


Além disso, o custo é um importante fator de decisão por esse tipo de estrutura. Por ser mais leve, pode reduzir em até 30% o custo de fundações, gerando economia. O prazo de execução da obra também pode ser reduzido em 40% quando comparado aos processos mais convencionais.


Então, vou sempre economizar neste tipo de estrutura?


A resposta é não. Isto porque depende do seu projeto e, principalmente, de quem está executando a obra e de um projeto bem dimensionado.


Em geral, as pessoas acham que basta contratar um serralheiro e pronto, faz-se a estrutura. No entanto, o trabalho é muito mais complexo.


É necessário fazer um estudo minucioso sobre o terreno e as possibilidades da estrutura, considerando obviamente como esta será utilizada e as condições do ambiente. Depois, é necessário fazer o cálculo estrutural e verificar o dimensionamento correto de cada elemento estrutural.


Apenas profissionais qualificados conseguem fazer este dimensionamento, mas o que vemos no mercado em geral é o serralheiro que faz “pela experiência”, no olho ou na sorte.


É preciso lembrar que a Engenharia é uma ciência exata e que não tem espaço para a sorte, tudo precisa ser milimetricamente calculado e meticulosamente dimensionado para não gerar riscos à segurança.

Além disso, fazer uma obra no olhômetro, sem um projeto, pode implicar em grande perda de material.


É importante ter em mente que tentar economizar com prestação de serviços contratando um empreiteiro autônomo qualquer é um risco iminente de segurança e desperdício, como já falamos neste artigo.


Resumindo, são muitas as vantagens da Estrutura Metálica, mas é importante ter um projeto bem elaborado e uma equipe técnica especializada para executar.



E aí, gostou deste artigo? Então deixe um comentário ou envie uma sugestão de pauta.

35 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page