top of page

12 motivos para contratar uma Empresa de Engenharia

Para realizar um projeto, construção ou reforma de confiança é preciso escolher bem os profissionais que estarão evolvidos no processo. Contratar uma Empresa de Engenharia pode ser uma solução eficaz para garantia da Qualidade e Segurança das Instalações.

Mas por que uma empresa de engenharia ao invés de um empreiteiro autônomo?


Porque somente uma empresa de engenharia pode garantir que a sua construção ou reforma seja realizada com padrões de excelência e qualidade. Isto porque todo o processo é gerenciado por um engenheiro especializado, que possui o conhecimento técnico necessário para garantir uma obra sem desperdícios de materiais, com menor impacto ambiental e maior qualidade e segurança.


Algumas pessoas resolvem economizar custos contratando mão de obra direta, como pedreiros, pintores, eletricistas etc. Porém, por melhor e mais experiente que seja este profissional, ele não possui o conhecimento técnico de um Engenheiro.

O profissional de Engenharia é capaz de trabalhar com inúmeras variáveis para executar um projeto, como tipo de solo, esforços devido ao vento, propriedade de materiais, deformações excessivas, análise de vibrações, condições de uso, capacidade de carga, durabilidade etc.


Para isso, o Engenheiro passa por um processo de conhecimento multidisciplinar se aprofundando em química, física, cálculo, mecânica das estruturas, mecânica do solo etc. Ou seja, o Engenheiro é o profissional capaz de considerar todos os cenários e variáveis para executar um projeto e é o profissional habilitado para planejar e coordenar uma obra, orientando e desenvolvendo os profissionais operacionais.


Economizar na hora de contratar um profissional de Engenharia não é a decisão mais inteligente, pois pode implicar em riscos graves ao empreendimento e às pessoas que nele circulam, consumo inapropriado de materiais, desperdício e/ou escolha inadequada, dimensionamento incompatível de elementos estruturais, falta de segurança e baixa qualidade.


Contratar uma empresa de Engenharia é a solução mais confiável, pois já possui a estrutura necessária para atender o cliente em todas as fases do projeto, respeitando as normas e se preocupando com a qualidade. Listamos 12 motivos para contratar uma empresa de Engenharia, veja:


1. Responsabilidade Técnica

Ao contratar uma empresa de Engenharia Civil, você fica resguardado de problemas devido a qualidade da construção ou reforma. Afinal, a execução da obra estará sob a responsabilidade de um Engenheiro Civil credenciado pelo CREA, emitindo a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), garantindo maior segurança e confiabilidade.


2. Responsabilidade Civil e Trabalhista

A responsabilidade civil e trabalhista com os profissionais envolvidos na operação será da empresa de engenharia, evitando transtornos legais que poderiam acontecer por meio da contratação direta. Além disso, os profissionais estarão trabalhando com EPI, garantindo a segurança dos mesmos, e identificados com uniforme e crachá para a segurança do proprietário do imóvel.


3. Gestão da Qualidade

Empresas de Engenharia estão atentas às normas de Qualidade vigentes e se adequam a padrões internacionais de segurança, ofertando ao mercado um serviço muito superior ao de profissionais autônomos.


4. Prazo

Prazo é um fator relevante em Empresas de Engenharia, primeiro pelo valor percebido pelo cliente; segundo pela própria estrutura das empresas. Se a empresa descumpre prazos pode estar sujeita a multas ou a diminuição dos lucros, pois o orçamento neste segmento é realizado contabilizando os custos diários do projeto. Se o tempo aumenta, o lucro diminui.


5. Custo

Pode acreditar, seu custo irá diminuir muito. Empresas de Engenharia são muito assertivas quanto ao custo de um projeto e possuem profissionais capacitados para utilizar os melhores materiais aplicados as melhores soluções. Com isso, nada de custos extras, “gambiarras” e desperdícios.


6. Cálculo

Diferente do "faz tudo" local, na Engenharia Civil os cálculos são precisos e minuciosos. Com isso, você ganha em segurança e economia.


7. Vida Útil

Não adianta fazer uma construção ou reforma para em pouco tempo ter que refazer, certo? Por isso é importante uma equipe especializada que seja capaz de aumentar a vida útil do seu empreendimento por meio do planejamento e execução corretos. Além disso, as Empresas de Engenharia são obrigadas por Lei a oferecer garantia pelos serviços prestados.


8. Minimizar Impactos

Imagina que você vai começar a construir ou ampliar um empreendimento e a comunidade ao redor sente que aquela obra irá prejudica-la? Isto pode arruinar a sua imagem perante a mesma.

Uma empresa de engenharia pode te ajudar a minimizar impactos por meio de um planejamento e execução seguros da obra, minimizando os riscos socioambientais.


9. Valorização do Imóvel

Você pode aumentar o valor do seu imóvel junto à Receita Federal por meio de reformas e diminuir o imposto pago na ocasião da venda. Isto porque a empresa de engenharia irá te oferecer toda a documentação necessária para que você possa declarar a reforma no seu IR. Veja mais neste artigo.


10.Garantia de Entrega

Você não vai mais se preocupar se o seu pedreiro irá levar a obra até o final. As empresas de engenharia possuem obrigações contratuais que as responsabilizam caso não cumpram o acordado, e além disso você pode consultar a reputação da empresa e seu CNPJ, aumentando a sua segurança.


11.Acompanhamento da Obra

Chega de perder o seu tempo percorrendo lojas e pesquisando preços para a sua obra. Você terá a sua disposição uma equipe qualificada para cuidar de tudo, como licenças com os órgãos públicos, negociações com síndicos e comunidade, pesquisa e compra de materiais. Você também não precisará se desgastar com a equipe operacional para fazer valer os seus desejos, tudo é negociado diretamente com o arquiteto ou engenheiro responsáveis.


12.Condições de Pagamento

Chega de perder o Happy Hour nas sextas para passar no caixa eletrônico depois do trabalho para pegar o dinheiro do pedreiro. Em empresas de Engenharia você pode negociar as condições de pagamento e optar pela que melhor atende o seu dia a dia.



Com tantos motivos listados, agora fica difícil confiar em qualquer pessoa para realizar o seu projeto, não é mesmo? Mas não se preocupe, vamos continuar postando dicas para que você tome a melhor decisão.


E se você gostou deste artigo mande um comentário para a gente, ou envie uma sugestão de pauta.


1.896 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page