top of page

Construção a seco: tudo o que você precisa saber

Atualizado: 27 de jul. de 2020

O que é construção a seco e quais são as suas vantagens? Tudo o que você precisa saber neste artigo.


Trabalho realizado em um dos nossos clientes. Estante e teto em drywall.
Trabalho realizado em um dos nossos clientes. Estante e teto em drywall.

A construção a seco foi adota há muito tempo no exterior e aos poucos vem ganhando visibilidade no mercado nacional. O motivo é simples, praticidade.



Mas o que é construção a seco?


É uma modalidade de construção que dispensa o uso da água, dispensando argamassa e cimento. A estrutura é constituída por perfis leves em Madeira (Wood Frame) ou Aço (Steel Frame).


No Brasil, utilizamos o Steel Frame, que são perfis de aço galvanizado com fechamento em placas cimentícias no exterior e interior com acabamento em Drywall.



Qual a vantagem?


A principal vantagem deste método construtivo é o prazo de entrega da obra, que pode ser reduzido em 1/3 com relação à convencional. Além disso, o a construção à seco gera maior organização do canteiro de obras, menos resíduo e desperdício de materiais.



E quanto eu vou gastar?


Costumamos dizer que tudo é possível na engenharia, desde que você tenha um bom projeto em mãos. Para saber o quanto você vai gastar, é fundamental consultar um engenheiro civil e solicitar um projeto, pois é por meio dele que será realizado o levantamento de custo.

O engenheiro irá entender a sua necessidade e fazer o desenho com o cálculo estrutural para a sua edificação, a partir daí você pode calcular quanto irá gastar.


O cálculo estrutural é fundamental para levantar a sua estrutura, pois irá determinar os perfis necessários para que ela se mantenha de pé e tenha durabilidade. Somente o engenheiro civil está apto para realizar este processo.



E quem está apto para fazer a obra?


Procure uma empresa de engenharia civil, pois é necessário que a sua estrutura obedeça a todos os critérios previstos no projeto. Isto é importante para não comprometer a estrutura e para que a mesma tenha durabilidade.



E o acabamento?


O acabamento interno é feito em drywall e isso é melhor ainda se você gostar de decoração, isso porque a flexibilidade do drywall permite criar efeitos interessantes de iluminação e até mesmo mobiliário como na foto abaixo.



Mobiliário em Drywall em um dos nossos clientes.

Resumindo, a construção a seco veio para ficar. É uma modalidade de construção eficiente, com economia de recursos; ambientalmente responsável, já que diminui consideravelmente os resíduos; resistente, pois os materiais obedecem a normas rigorosas de qualidade; segurança; versatilidade; retorno rápido do investimento e economia.


E se você gostou deste artigo, compartilhe com outras pessoas.



 

Pensando em revitalizar o seu espaço?

138 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page