top of page

Recebi o imóvel no osso, e agora?

Atualizado: 27 de jul. de 2020

É um estresse muito grande tocar uma reforma logo após pegar a chave do apartamento ou da sala comercial. É importante estar bem assessorado neste momento para evitar gastos desnecessários e recuperar logo o investimento.

Hoje em dia é bastante comum comprar um imóvel ainda na planta. Enquanto a construtora levanta o seu imóvel, você vai pagando em prestações suaves e no final recebe um apartamento ou sala comercial novinha em folha.


Parece maravilhoso, certo? Mas nem sempre é assim.


Isto porque muitas construtoras omitem um detalhe que faz toda a diferença na hora de recuperar o seu investimento: Alguns imóveis não vêm com o acabamento dos seus sonhos e isto implica em novas obras.


Para alguns proprietários é um estresse muito grande tocar uma reforma assim que pegam a chave do apartamento novo ou da sala comercial. Os corretores de imóveis também encontram dificuldade para locar a sala comercial no osso e muitas vezes o locatário prefere uma sala pronta de menor tamanho ao invés de alugar uma sala no osso e ter que fazer obras.


Nos apartamentos e casas de condomínio o problema é o mesmo e também afeta diretamente o proprietário, que demora mais para revender ou alugar. Algumas vezes fica durante meses pagando condomínio com o imóvel parado, sem despertar interesse de nenhum comprador.


O mercado aos poucos tem se adaptado a essa questão e não é raro as empresas de engenharia serem contatadas para implementar obras de reforma em sala comercial ou residências com objetivo de agregar valor ao imóvel e destaca-lo no mercado. Afinal, nada pior do que dinheiro parado.


Ao contratar uma empresa, é preciso se certificar que um engenheiro irá avaliar o local para não correr risco de gerar problemas estruturais com a reforma. É preciso verificar também se a empresa irá emitir a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, que atesta que a reforma foi executada dentro dos padrões e sem prejuízo para a edificação. O Laudo Técnico de Reforma é obrigatório por lei até mesmo em pequenas reformas em edifícios, para assegurar a segurança física e patrimonial de todos.


Outra questão importante, é verificar se a empresa irá emitir todas as notas fiscais do serviço prestado. Tanto para evitar contratar empresas fantasmas, como para sua prestação de contas do IR. Lembrando que a única forma de agregar valor a um imóvel para a receita é por meio de reformas, apresentando todos os comprovantes fiscais da mesma.

Ao comprar o seu imóvel, sempre se certifique do estado que ele será entregue e já se planeje para efetuar a reforma necessária ou mesmo para os projetos de interiores que você tenha interesse, deste modo você se organiza financeiramente e não passa nenhum aperto no futuro.


 

Precisando Reformar uma Sala Comercial ou Imóvel Residencial?

685 visualizações0 comentário
bottom of page