top of page

Qual a tinta certa para o meu ambiente?

Atualizado: 27 de jul. de 2020

Se você chegou até aqui é porque a sua obra já está quase entregue e agora você precisa decidir sobre o acabamento. Determinar a tinta certa para o seu ambiente vai além da escolha da cor, mas também da percepção de conforto e praticidade.

A durabilidade do acabamento está diretamente relacionada com a escolha certa para o seu ambiente.


E quais são os principais tipos de tintas?


Látex PVA: o nome PVA refere-se a substância usada para fabricar a tinta látex, o Acetato de Polivinila. É solúvel em água, o que facilita a remoção caso caia tinta em alguma outra superfície por acidente. É adequado para pintar interiores e não recomendada para locais úmidos. A limpeza fica pode ser feita com um pano úmido.


Tinta acrílica: possui resina acrílica em sua fórmula, tornando este acabamento eficaz para a área externa, pois possui alta impermeabilidade. Ao contrário da anterior, é recomendada para áreas úmidas. Para limpeza possui flexibilidade, pois pode ser lavada.


Tinta esmalte: É utilizada para superfícies de ferro ou madeira, como portas e janelas, e dá uma sensação de revestimento do material, por isso não é adequada para parede, pois podem surgir bolhas ou escamação. A limpeza poder ser feita por lavagem.

Tinta epóxi: também é sintética e não solúvel em água. Possui excelente durabilidade e é recomendada para piso, caixa d’agua e piscina. É uma tinta específica para áreas úmidas e de grande fluxo, como estacionamentos. É necessário mão de obra qualificada para que o acabamento seja feito com excelência, evitando bolhas e descolamento da camada de tinta. A limpeza pode ser feita por lavagem.


Dentro de uma mesma categoria de tinta é possível que tenha uma variedade de acabamentos, veja as características de cada um:


Acabamento semibrilho: possui brilho intenso e destaca a superfície na qual foi aplicada, por isso é indicada para paredes bem niveladas. Este acabamento diminui o acumulo de sujeira, sendo indicado para ambientes que necessitam de maior preocupação com a limpeza, como cozinha e banheiro.


Acabamento fosco: oferece maior conforto ao ambiente, por não ter brilho. Esse acabamento também ajuda a disfarçar irregularidades da parede. É ideal para recepção, quarto, escritório e demais ambientes em que as pessoas precisam de um ambiente mais tranquilo.


Acabamento acetinado: é o acabamento intermediário entre os anteriores, pois possui um brilho muito suave. É uma opção elegante para quem gosta de brilho, pois não é exagerado e também não é totalmente fosco. Ideal para paredes com pequenas irregularidades, não acumula muita sujeira.

Existe também o acabamento semiacetinado, que possui um brilho ainda mais discreto.


Para quem tem criança em casa ou empresa voltada para o público infantil, como escolas e creches, existem linhas super laváveis que são ideais para esse público.


São muitas as questões a considerar na hora de pintar o seu ambiente. É provável que você tenha que intercalar materiais e acabamentos diferentes para compor da melhor forma o seu espaço. Consulte um profissional antes de tomar a sua decisão e, se possível, pague por um bom profissional, pois não adianta comprar um material de primeira linha se a mão de obra não for.




Pensando em revitalizar o seu espaço?


56 visualizações0 comentário
bottom of page