top of page

O ambiente do negócio pode influenciar o seu faturamento

Atualizado: 27 de jul. de 2020

Não adianta ter um produto ou serviço de qualidade, se os clientes não chegam até você ou permanecem por um curto período na sua loja.

Existem estudos que comprovam que o ambiente do seu negócio pode influenciar no comportamento de compra do consumidor, gerando inclusive compra por impulso.


O ambiente do negócio também pode ser utilizado para posicionar a sua marca e segmentar o público alvo. Cores, fragrâncias, iluminação e estilo arquitetônico podem captar os clientes certos.


Você pode, por exemplo, pintar a sua fachada com cores quentes, que sensibilizem os clientes a irem até você, e o interior com cores frias, para gerar tranquilidade aos consumidores, fazendo que eles permaneçam por mais tempo dentro do seu negócio. Quanto mais tempo um cliente fica, mais se identifica com a marca e aumenta o ticket médio.


Em supermercados, por exemplo, o setor de padaria pode ficar na entrada e exalar aroma de pães frescos, dando a impressão que sempre tem pão quentinho. Isto irá atrair clientes, que irão conhecer o seu negócio e provavelmente ainda irão comprar outros produtos como pó de café/capsulas, frios, refrigerantes etc.


Algumas lojas já produzem um aroma específico e marcante, para estimular o emocional do cliente e gerar identificação com a marca. Outras, preferem apostar no projeto de iluminação para sensibilizar o cliente.


O layout do ambiente também deve ser projetado para aumentar o desejo de compra e a experiencia com o produto ou serviço. Muitas oficinas mecânicas possuem uma sala de espera com jogos e TV para que o cliente possa permanecer enquanto observa a manutenção sendo realizada. A música também pode dar o ritmo certo para o cliente consumir e atrair o público alvo correto.


"O Marketing sensorial está relacionado aos cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar. De acordo com o seu tipo de negócio, você pode explorar um ou mais sentidos e evocar aspectos emocionais dos seus clientes, oferecendo uma boa experiência com a sua marca. Consequentemente, irá gerar mais negócios." - diz Graziele Lopes, Especialista em Marketing

É preciso pensar em cada detalhe do Projeto de Construção ou Reforma para que você aproveite o seu espaço e ainda aumente o seu faturamento e ticket médio. Um ambiente personalizado aumenta o valor percebido do seu cliente e agrega valor à sua marca.


A AWL Engenharia conta nos seus projetos com uma equipe multidisciplinar, que possui condições de adequar o ambiente do seu negócio de acordo com o seu segmento e público alvo, permitindo que você aumente o potencial de rendimento do negócio. Atualmente, não basta oferecer um bom produto/serviço, o cliente busca o produto ampliado ou diferenciais do seu negócio.


O empreendedor precisa lidar com várias forças que impactam o negócio, como pressão de novos concorrentes, produtos substitutos, tecnologia, entre outros. No entanto, existem diferenciais que agregam valor e só dependem do mesmo, como bom atendimento, foco no cliente e o ambiente do negócio. Se você quer fazer a diferença no mercado, comece por aí.

59 visualizações0 comentário
bottom of page