top of page

Fundações: Saiba por que a sondagem do solo é importante

Atualizado: 27 de jul. de 2020

É preciso conhecer as condições do solo para decidir qual a fundação mais adequada para a edificação.


A fundação tem o objetivo de transmitir as cargas da edificação para as camadas mais resistentes do solo. Ela é escolhida conforme o tipo de solo, observando as normas de execução e as solicitações da estrutura.


Tipos de Fundação


As fundações são divididas entre rasas e profundas.


Rasas

A carga é transmitida para o solo pelas pressões distribuídas sob a base da fundação. São fundações que não exigem muitos equipamentos, pois são realizadas com base em pequenas escavações. São fundações rasas ou superficiais, as sapatas (sapatas isoladas, sapatas associadas, vigas de fundação e sapatas corridas), os blocos não armados e os radiers.


Profundas

São utilizadas em projetos maiores, em que o solo receberá maior carga ou quando as camadas superficiais do solo são inadequadas para a fundação rasa. Neste tipo de fundação, a carga é transmitida ao solo pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou pela combinação das duas. São fundações profundas as estacas, tubulões e caixões.


A Importância da Sondagem


Com a sondagem, é possível identificar características como a espessura das camadas que compõe o solo, resistência e localização do nível do lençol freático, caso exista.


Deste modo, o Engenheiro consegue identificar o tipo de fundação ideal para o seu projeto, sendo possível economizar custos, realocar com maior inteligência os recursos humanos e financeiros, estabelecer com maior propriedade os prazos e evitar gastos adicionais com reparos recorrentes ao longo da vida útil do imóvel.


Uma fundação mal dimensionada pode trazer problemas de recalques excessivos, trincas nas paredes, recalques de pisos e subsolos, entre outros.


A sondagem é realizada a partir de uma perfuração vertical no solo e pode utilizar diferentes métodos. Neste artigo é possível conhecer mais detalhes do processo.


Como é feita a escolha da fundação


O Engenheiro levará em conta a análise de carga, nível do lençol freático (se houver). e composição e resistência do solo, com base na sondagem. Por isso, além do projeto estrutural é de extrema importância a realização da sondagem para a escolha da fundação adequada.


É importante ressaltar, que de acordo com a área do terreno existe um número mínimo de ensaios a realizar, conforme especifica a norma NBR-15.492.


Precisando de mais informações sobre sondagem? Entre em contato conosco com os nossos especialistas.



705 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page