top of page

A importância do Projeto na Engenharia Civil

O Projeto, na Engenharia Civil, é uma das fases fundamentais no processo de construção ou reforma, pois é a etapa onde serão definidas as especificações da obra, realizados os cálculos e definidos os custos por profissional habilitado.


Um Projeto bem elaborado é imprescindível para a qualidade da obra executada, pois além de definir os parâmetros da obra, materiais, cálculos e dimensionamentos seguros e econômicos, ele direciona a equipe técnica para a realização do trabalho, indicando prazos, objetivos, métodos construtivos e procedimentos de segurança e economia.


É impossível comparar custos, por exemplo, sem que exista um Projeto. Avaliar orçamentos sem um projeto é o mesmo que o cliente comparar laranjas com bananas.


Isto acontece porque para se ter consciência dos custos e prazos para construir ou reformar um imóvel é preciso realizar cálculos e considerar diversas variáveis. Além disso, é preciso alinhar com o cliente se o projeto realmente está de acordo com os critérios do mesmo antes de definir preços e prazos. Se isto não for feito, os orçamentos não terão valor real pois não passam de uma ideia rasa sobre a necessidade do cliente. Por exemplo:


Fornecedor 1 passa um orçamento com uma espessura de aço e Fornecedor 2 passa orçamento com outra espessura. Os valores serão diferentes porque usaram especificações diferentes e não porque otimizaram os custos internos. Logo, talvez o cliente optando pelo mais barato está optando por um produto de durabilidade limitada. Ou, ao contrário, o empreendimento poderia ser feito com um aço de menor espessura, mas o cliente opta pelo mais espesso e paga mais por isso sem necessidade.


Então como saber qual seria o orçamento ideal?


Se certificando que um Engenheiro Civil esteja à frente e realizando os cálculos necessários para desenvolver o projeto. Com o projeto em mãos você poderá saber de fato quem está oferecendo o melhor custo x benefício para a sua construção, pois você irá comparar laranjas com laranjas e bananas com bananas, com todos enviando os orçamentos baseados nos mesmas projetos e especificações técnicas para a sua obra.


Mas tenha em mente uma coisa, não leve apenas em consideração o menor preço, mas sim o melhor custo x benefício. Não adianta pagar muito barato e não ter prazo para entrega ou durabilidade, ou ter um serviço mal executado, ou uma empresa que não tenha preocupação socioambiental. Avalie a proposta por inteiro e contrate uma empresa alinhada com os seus valores.



E aí, gostou deste artigo? Então deixe um comentário ou envie uma sugestão de pauta.

294 visualizações0 comentário
bottom of page