top of page

A importância do planejamento na Engenharia Civil

Atualizado: 27 de jul. de 2020

Para que você não tenha dor de cabeça durante a execução da sua obra, é necessário se preocupar com todas as etapas. A fase de planejamento é fundamental para colocar no papel todas as necessidades da obra, definição de escopo, custo e cronograma.

Alguns profissionais trabalham por meio de estimativas de custo e não de orçamento detalhado, podendo gerar um risco grande para o bolso do cliente, que acaba não sabendo exatamente o quanto irá gastar em sua obra. Um orçamento de qualidade, é aquele em que a empresa de engenharia detalha cada item, disponibilizando suas especificações e custos.


Depois da aprovação do orçamento, vem a etapa de planejamento da obra. É importante não pular esta etapa, pois é quando o engenheiro irá definir o cronograma, alocar recursos humanos e detalhar quais serão as etapas da obra.


O planejamento irá nortear todo o processo, e será analisado dia a dia para que a construção/reforma seja realizada de maneira eficiente, economizando recursos e tempo.


Quando um profissional ou empresa trabalha sem planejamento, abrem margem para uma série de imprevistos e erros que podem custar caro para o cliente, podendo aumentar os custos e prazos. Por isso, sempre se atente se a empresa de engenharia contratada possui um processo definido de trabalho e se documenta este processo por meio do planejamento.


Esta fase também serve para antecipar problemas e situações que podem ocorrer durante a execução da obra e definir planos que irão reverter os possíveis problemas para, deste modo, não ter impacto nos custos e prazos.


A empresa de Engenharia pode utilizar os conceitos da Gestão de Projetos para realizar o planejamento da obra e inserção de ferramentas e metodologias para melhor controle, como o PMBOK ( Project Management Body of Knowledge ou guia para o conjunto de conhecimentos de gerenciamento de projetos) e o PDCA (Plan, Do, Check e Act ou Planejar, Fazer, Checar, Agir), por exemplo.


Em suma, o planejamento é importante porque define a alocação de custos, prazo, logística de pessoas e materiais, recursos humanos e cronograma. Com isso, é mais fácil o cliente acompanhar a sua construção ou reforma e cobrar os posicionamentos necessários sobre o andamento da obra, obtendo maior controle sobre o processo.

202 visualizações1 comentário

1 Comment


Gambiarra Total
Gambiarra Total
Apr 23, 2023

Boa tarde, quem foi o responsável por redigir esse texto ?


Like
bottom of page